domingo, 28 de Abril de 2024  16:38
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Puré de Batata

Puré de Batata

Cozer as batatas. Passar no passador e juntar o leite quente com manteiga e um pouco de noz-moscada tudo misturado. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
08-06-2012

ECOMARE promete unidade com “funções e valências inovadoras ou mesmo únicas em Portugal”.


Depois de anunciado o lançamento do concurso público até final do ano para a construção do Laboratório de Ciências ...

Depois de anunciado o lançamento do concurso público até final do ano para a construção do Laboratório de Ciências Oceanográficas, a construir entre a Lota e o jardim Oudinot na Gafanha da Nazaré, hoje é dia para a assinatura de um protocolo entre Câmara Municipal de Ílhavo, Administração do Porto de Aveiro e a Universidade de Aveiro que formaliza a parceria para o avanço do LCO. “Este último evento da semana evoca o Dia Mundial dos Oceanos. O motivo principal agregado a este é a assinatura do protocolo entre a UA, titular do projeto ECOMAR, a APA e a CMI, parceiros da UA neste projeto. A UA está a ultimar o processo para lançar concurso público”, revelou o autarca de Ílhavo na reunião do Executivo desta quarta-feira.

O novo centro de investigação e transferência de tecnologia dedicado às questões do mar, conhecido por ECOMARE, inclui duas unidades: o Centro de Extensão e de Pesquisa Ambiental e Marinha (CEPAM) e a Unidade de Pesquisa e Recuperação de Animais Marinhos (UPRAM).

Segundo informação da Universidade de Aveiro “cada uma com funções e valências inovadoras ou mesmo únicas em Portugal”. O futuro centro pretende desenvolver prestação de serviços de investigação, desenvolvimento e transferência de tecnologia a empresas e organizações governamentais e internacionais, no âmbito do mar, com vista ao aproveitamento sustentável dos recursos marinhos.

Incluirá uma biblioteca de organismos vivos (Biblioteca de Invertebrados Marinhos e Simbiontes Microbianos), com tanques que recriarão as condições de vida naturais e que permitirão um estudo continuado dos organismos vivos. Esta estrutura será única em Portugal. A unidade CEPAM dedicar-se-á ainda a estudos e conservação da biodiversidade, tirando partido da relação umbilical da Ria de Aveiro com o meio marinho.

Vai potenciar, ainda, “a investigação em todos os níveis da cadeia associada ao segmento de exploração e produção do petróleo offshore” e vai permitir uma “abordagem integrada para a avaliação de atividades económicas marítimas incluindo, por exemplo, a pesca e aquicultura, a energia offshore, o transporte marítimo ou as atividades portuárias”. Este espaço de investigação é uma das faces visíveis do programa de ação do Cluster do Conhecimento e Economia do Mar.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®